BIKEPACKING EM MARIANA PIMENTEL

Já tinha um tempo que eu queria poder testar o kit de bikepacking que a Gaturamo desenvolveu pra gente, e pedalar por uma região um pouco diferente. Além disso, o JP recem tinha feito uma Spino nova pra ele, e era a hora de experimentar. Escolhemos pedalar até Mariana Pimentel, um pequeno município situado entre a Costa Doce e o Centro Sul do pampa gaúcho, que fica a mais ou menos 80km de Porto Alegre. Apesar de ser ainda pouco exlorada, é uma região cheia de coisas interessantes pre se ver, como as diversas cachoeiras e formações rochosas da Serra do Erval.

A ideia era fazer uma viagem rápida e de forma bastante autossuficiente. Como a previsão era de frio pra aquele final de semana, era necessário garantir roupa extra na bagagem. Aproveitando o conceito modular do kit de bikepacking que desenvolvemos, optei por utilizar um setup com a bolsa de quadro, duas bolsas tanque sobre o top tube e duas bolsas laterais instaladas nos cargo cages. No bagageiro dianteiro, levei o equipamento de fotografia, e no bagageiro traseiro, o equipamento de camping. Essa combinação foi mais do que suficiente pro pedal que planejamos, e provavelmente poderia ter feito um pedal mais longo sem sentir falta de nada.

JP, Marcelo (@pedaltrips) e eu então partimos. Saindo do centro de Porto Alegre, embarcamos no primeiro catamarã do dia com destino a cidade de Guaíba, que fica na margem oposta do rio. Logo ao desembarcar, subimos na bike e seguimos viagem rumo sudoeste. Só fizemos uma rapida parada pra se abastecer de comida, e logo cruzamos a BR-116 para finalmente saírmos do asfalto. Apesar de frio, o dia ensolarado estava agradável pra pedalar

Apesar de não haver muita altitude naquele trecho, estavamos sempre subindo ou descendo. A paisagem bem característica do pampa gaúcho proporcionava muito visual bonito. Nos trechos mais elevados, se via os campos se estendendo pelo horizonte.

Percorridos os primeiros 40km, fizemos nossa primeira parada. O percurso até Mariana é de um cenário completamente rural, sem qualquer  povoado maior no caminho. No final do primeiro dia, foi quando pegamos as maiores subidas, mas nada mais ingreme. A elevação era suave e constante. Quase chegando em Mariana, havia uma longa descida, com alguns kilometros bons pra descansar.

Eram quase 17hs quando finalmente entramos na cidade, e fomos direto buscar algo para comer. Porém, naquele horário o comércio local já estava todo fechado, e tudo que conseguimos pra jantar foram alguns pães e refrigerante. Como já haviamos levado mais comida conosco, isso acabou não sendo problema.

Não haviamos planejado onde iriamos acampar, e a ideia era achar algum canto proximo da região urbana mesmo, já que só precisavamos de um espaço passar a noite. Para a nossa sorte porém, logo ao chegar em Mariana, cruzamos por um ciclista chamado Matias, que quando nos viu passando, veio puxar assunto. Ao que nos contava que também gostava de pedalar na região, nos ofereceu para acamparmos num galpão em sua propriedade. Usufruindo da gentileza oferecida, montamos ali as barracas, jantamos e fomos descansar.

Apesar de uma noite de menos de 8º, o dia seguinte amanheceu ainda mais ensolarado, e logo a temperatura ficou agradável novamente. Depois de uma breve parada em uma padaria para o café, seguimos viagem em direção a costa. O próximo destino seria Barra do Ribeiro, a partir de onde o trajeto começava a ficar completamente plano e bem suave.

Chegamos em Barra do Ribeiro perto do meio dia, e aproveitamos que já estavamos na cidade pra ir almoçar. Depois, visitamos a orla da cidade pra tirar uns minutos de descanso no sol, antes de seguir viagem. Os últimos 25km foram tranquilos, em um ritmo de passeio. Quando chegamos de volta ao porto do Catamarã de Guaiba, já passavam das 16hs, e o sol começava a diminuir. Era hora de voltar pra casa.

COMO FOI A EXPERIÊNCIA COM O KIT DE BIKEPACKING GATURAMO

Ao final de 2 dias e quase 130km de pedal, só posso falar coisas boas dos equipamentos da Gaturamo. Não era o primeiro pedal com a bolsa de quadro, mas foi o primeiro teste com o setup completo. Muito além do acabamento absolutamente impecável, as bolsas cargo cage são fáceis de acessar, ficaram muito bem fixadas durante todo o trajeto e em nenhum momento senti nada vibrar ou sair do lugar. A acessibilidade dos fechos é ótima, e foi fácil tirar e guardar roupas e acessórios sem precisar descer da bike. E outro ponto positivo: são muito faceis de lavar, e o material seca rápido. Depois de algumas viagens, as bolsas seguem como novas, sem maiores marcas de uso.

Veja o mapa detalhado do pedal: